domingo, 2 de março de 2014

AS ESTAÇÕES DO ANO

As estações do anoO eixo em torno do qual a Terra realiza seu movimento de rotação não é perpendicular ao plano de sua órbita em torno do Sol, mas apresenta uma inclinação de 23º 27' 30''.




Devido a essa inclinação ocorrem as quatro estações do ano. Na ilustração temos as quatro posições da Terra que indicam o início de cada estação.
 


Em 21 de junho inicia-se o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul. Observe que o hemisfério norte se inclina para o Sol. Em 22 de dezembro inicia-se o verão no hemisfério sul e o inverno no hemisfério norte. Agora é o hemisfério sul que se inclina para o Sol.
x
Essas datas, que marcam o início das estações de inverno e verão, são denominadas solstícios.
x
A primavera e o outono começam nos equinócios: 21 de março _ primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul; 23 de setembro – primavera no hemisfério sul e outono no hemisfério norte.
x
Nos equinócios, a duração do dia é igual à da noite. Devido à inclinação da Terra, as noites de inverno são mais longas do que as de verão. A noite mais longa é a do solstício de inverno (21 de junho no hemisfério Sul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário