sexta-feira, 18 de março de 2011

UMA TIJELA DE LEITE OU UMA AMPOLA COM VENENO

O gato de Schrödinger

O Gato de Schrödinger é um experimento mental, freqüentemente descrito como um paradoxo, desenvolvido pelo físico austríaco Erwin Schrödinger em 1935. Isso ilustra o que ele observou como o problema da interpretação de Copenhague da mecânica quântica sendo aplicado a objetos do dia-a-dia, no exemplo de um gato que pode estar vivo ou morto, dependendo de um evento randômico precedente.
O experimento mental consiste em imaginar um gato aprisionado dentro de uma caixa que contém um curioso e perigoso dispositivo. Esse dispositivo se constitui de uma ampola de frágil vidro (que contém um veneno muito volátil) e um martelo suspenso sobre essa ampola de forma que, ao cair, essa se rompe, liberando o gás venenoso com o qual o gato morrerá. O martelo esta conectado a um mecanismo detector de partículas alfa, que funciona assim: se nesse sensor chegar uma partícula alfa que seja, ele é ativado, o martelo é liberado, a ampola se parte, o gás escapa e o gato morre; pelo contrário, se nenhuma partícula chegar, nada ocorrerá e o gato continuará vivo.
                              

Fechemos a caixa e esperemos 2 horas. Com a caixa ainda fechada, o que podemos afirmar sobre o estado de saúde do gato? Está vivo? Está morto? Não podemos. Assim, de acordo com a física quântica, naquele momento, o gato está vivo e morto ao mesmo tempo. Temos aqui o nosso estado 01. Só vamos passar ao estado 0 ou 1 depois que abrirmos a caixa e verificarmos o que realmente aconteceu.
Curiosamente, alguns livros de física, para colaborar com a 'lei dos direitos dos animais', substitui nesse dispositivo experimental (hipotético) a ampola com veneno por uma garrafa de leite que ao romper-se, permite ao gato alimentar-se. Os dois estados possíveis agora são: "gato bem alimentado" ou "gato esfomeado". O que, também, tem sua parcela de crueldade.


  
COMENTARIOS DO PROFESSOR
Caríssimos, imaginem que vocês receberam uma proposta, seja ela qual for (namoro, casamento, emprego…) e você não sabe se vai ser bom ou ruim, se deve recusar ou aceitar .
Você tem neste momento um gato dentro da caixa. Você não sabe se ele está vivo ou morto. Como você vai saber? Abrindo a caixa.
Toda e qualquer mudança traz em si a promessa de coisas boas e coisas más. A única maneira de transformar incertezas (01) em certezas (0 ou 1) é abrindo a caixa. Arrisque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário