sábado, 12 de março de 2011

DÚVIDA INTERESSANTE

CERTO DIA, EU ESTAVA MINISTRANDO AULA SOBRE UMIDADE RELATIVA DO AR, E FALEI SOBRE A TERMO-REGULAÇÃO E UM ALUNO LEVANTOU A MÃO E DISSE:
"- PROFESSOR POR QUE A GENTE TEM CC, EM BAIXO DO BRAÇO."
ACHEI UMA PERGUNTA MUITO BACANA E VOU POSTAR A RESPOSTA AGORA, QUE É MUITO MAIS BIOLÓGICA DO QUE FÍSICA.

Por que apenas o suor das axilas cheira mal?

A transpiração é um mecanismo que serve para regular a temperatura do nosso corpo, evitando que ele suba muito acima da faixa entre 36° e 36,8° C. Quando calor externo (um dia de verão) ou interno (exercício) faz com que nossa temperatura corporal chegue aos 37° C, as glândulas sudoríparas entram em ação produzindo o suor, que sai na pele por orifícios chamados poros. A evaporação do suor remove o calor da pele, impedindo que a temperatura do corpo continue se elevando.

A sudorese – que é o termo técnico para transpiração – também pode ser disparada por nosso estado emocional. Quando uma pessoa está nervosa ou com medo, aumenta a atividade do sistema nervoso simpático (1), que põe as glândulas sudoríparas pra trabalhar. Diz-se que esse é um suor frio porque essa transpiração não se relaciona diretamente com a refrigeração do corpo. A atividade nervosa simpática também muda a resistência elétrica da pele. A detecção dessa variação é uma das bases dos detectores de mentiras.

O suor é composto basicamente de água e cloreto de sódio (Na Cl). Quando a água evapora, o cloreto de sódio fica na pele. Dado que ele nada mais é do que sal, isso explica porque a pele fica salgada após um bom suadouro. Um fator importante na determinação da taxa de evaporação do suor é a umidade do ar. O ar muito úmido obviamente já contém muita água e, por isso, não pode absorver muita mais. Em ambientes quentes e úmidos, qualquer movimento nos deixa molhados de suor. Num deserto, suaríamos do mesmo jeito, mas logo ficaríamos secos.

O corpo humano tem cerca de 2,6 milhões de glândulas sudoríparas espalhadas por toda a pele, exceto nos lábios, mamilos e órgãos genitais externos. Essas glândulas são de dois tipos: écrinas e apócrinas (2). As écrinas são mais numerosas e se distribuem por todo o corpo, especialmente na palma das mãos, na sola dos pés e na testa. As apócrinas ficam tipicamente nas axilas e na região anal-genital. O suor que elas secretam contém proteínas e gorduras, cuja digestão pelas bactérias da pele produz o cheiro característico conhecido como CC (3). Ou seja, diferentemente do que se pensa, o suor “comum” não tem cheiro.

As glândulas dos pés são écrinas, mas, mesmo assim, muitos pés cheiram mal. De novo, as culpadas são as bactérias, que, ao digerirem o suor, excretem substâncias nauseabundas. A peculiaridade dos pés reside no fato de que eles vivam fechados em meias e sapatos, num ambiente escuro e quente que as bactérias adoram e que dificulta a evaporação do suor.

(1) Numa simplificação grosseira que daria urticária a um médico, pode-se dizer que o sistema nervoso autônomo (esse eu não vou explicar) divide-se em dois subsistemas em perpétua busca do equilíbrio: o sistema simpático “manda fazer” e o parassimpático “manda parar”. O simpático contrai um músculo e o parassimpático o relaxa; o simpático te manda correr quando surge uma cobra, o parassimpático manda parar quando ela sumiu.

(2) As glândulas mamárias (as mamas) são consideradas glândulas apócrinas modificadas e especializadas. Ou seja, o leite materno é um suor enriquecido.

(3) Havia nos EUA, nos anos 1940, um sabonete de muito sucesso chamado Lifebuoy (“laifbuói”) cujo fabricante anunciava ser ele capaz de eliminar o BO (“body odor”). Quando esse sabonete veio para o Brasil, depois da II Guerra Mundial, o BO foi traduzido para CC (“cheiro de corpo”).

2 comentários:

  1. Interessante mesmo,legal sua postagem, inclusive me esclareceu o famoso suor frio. Sempre me indaguei a respeito dele, afinal o suor não serve pra resfriar o corpo, então porque suávamos der repente sem sentir calor? Agora sei que é o nervosismo ou o medo que aumentando a atividade do sistema nervoso simpático (coisa que antes de ler essa postagem eu nem sabia que existia) geram o tal suor frio.
    Mas professor, o que agente deve fazer pra prevenir o cc?

    ResponderExcluir
  2. Amigão o CC tem várias causas, porém a mais comum é previnida com uma boa higienização.
    Obrigado por acessar o blog.

    ResponderExcluir