sábado, 3 de novembro de 2012

ENEM 2012 COMENTADA



 01.   Os  freios  ABS  são  uma  importante  medida  de  segurança  no  trânsito,  os  quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado,  liberando  as  rodas  quando  estão  no  limiar  do  deslizamento.  Quando  as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético.
As  representações esquemáticas da  força de atrito  fat entre os pneus e a pista, em função  da  pressão  p  aplicada  no  pedal  de  freio,  para  carros  sem ABS  e  com ABS, respectivamente, são:
             


RESPOSTA LETRA A
COMENTÁRIO:  Essa foi uma questão muito boa, porém clássica de atrito!
Todos nós sabemos que o atrito estático, é um atrito variável, até atingir um valor máximo, a partir daí, ele passa a se constante (atrito dinâmico) e menor que o estático. No caso dos freios sem ABS, as rodas vão travar a partir de uma certa pressão aplicada no pedal.  Antes dessa situação limite, o atrito é do tipo estático e a partir daí passa a ser dinâmico. No caso dos freios com ABS, a intenção é não travar as rodas, ou seja, manter o atrito sempre estático.

02.  Para  melhorar  a  mobilidade  urbana  na  rede  metroviária  é  necessário  minimizar  o
tempo  entre  estações.  Para  isso  a  administração  do  metrô  de  uma  grande  cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a  locomotiva parte do  repouso com aceleração constante por um  terço do  tempo de percurso, mantém a velocidade constante  por  outro  terço  e  reduz  sua  velocidade  com  desaceleração  constrante  no trecho final, até parar.
Qual é o gráfico de posição  (eixo vertical) em  função do  tempo  (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?

                        RESPOSTA LETRA C
  COMENTÁRIO:  O único gráfico que mostra a locomotiva passando inicialmente por movimento  uniformemente variado, com aceleração maior que zero, um móvel parando no final da trajetória,  além de apresentar o trecho intermediário de movimento uniforme, no qual o espaço varia, pois o corpo tem uma velocidade constante, é a alternativa C.

03.  Os carrinhos de brinquedo podem ser de vários tipo. Dentre eles, há os movidos a
corda, em que uma mola em seu interior é comprimida quando a criança puxa o carrinho para trás. Ao ser solto, o carrinho entra em movimento enquanto a mola volta à sua forma inicial.
O processo de conversão de energia que ocorre no carrinho descrito também é verificado em
a) um dínamo.
b) um freio de automóvel.
c) um motor a combustão.
d) uma usina hidroelétrica.
e) uma atiradeira (estilingue).

RESPOSTA LETRA E
COMETÁRIO: Meus queridos vocês devem lembrar que eu sempre falei que viria questões de transformação de energia na prova do ENEM, beleza, essa foi uma. A mola do carrinho, assim como a borracha da atiradeira, quando deformados possuem energia potencial elástica. Quando liberados, essa energia potencial é transformada em energia cinética. Daí a semelhança na conversão de uma modalidade de energia em outra. QUE QUESTÃO BOBINHA...

04.  Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a
compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas,
reduzindo a produtividade das culturas.
Um das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus
dos tratores por pneus mais
a) largos, reduzindo a pressão sobre o solo.
b) estreitos, reduzindo a pressão sobre o solo.
c) largos, aumentando a pressão sobre o solo.
d) estreitos, aumentando a pressão sobre o solo.
e) altos, reduzindo a pressão sobre o solo.

RESPOSTA LETRA A
COMENTÁRIO:  Essa questão fala do problema de compactação do solo e este é devido à pressão exercida ao solo pelo peso do pneu.  Assim, uma maneira de solucionar tal problema seria diminuir essa pressão. Considerando-se que a massa do novo pneu é a mesma, então devemos aumentar a área do pneu, diminuindo a pressão exercida, conforme a equação: P = F/A

05.  Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características:
região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis.
De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e
risco ambientais é a baseada na energia
a) Dos biocombustíveis, pois tem menor impacto ambiental e maior disponibilidade.
b) Solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua
implantação.
c) Nuclear, por ter menor risco ambiental e ser adequada a locais com menor
extensão territorial.
d) Hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais
disponíveis.
e) Eólica, pelas  características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem
resíduos de operação.

RESPOSTA LETRA E
COMENTÁRIO:  Outra questão de transformação de energia, muito comentada em sala, você quês prestou atenção direitinho, se deu bem!
A questão diz que a região passam ventos constantes, o indicado é uma usina de “produção” de energia eólica, visto que não gera resíduos e apenas um pouco de poluição visual.

06.  Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local de entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é de 120 km/h. Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis  para que o veiculo da empresa permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?
a) 0,7
b) 1,4
c) 1,5
d) 2,0
e) 3,0
  
RESPOSTA LETRA C
COMENTÁRIO:  Essa foi uma questão boboide de cinemática elementar, calculo simples de velocidade média:
V = S/t
No 1º trecho:   t = 80/80   =   1hora
 No 2º trecho  t = 60/120 = 0,5horas
Tempo total: t = 1 + 0,5 = 1,5 horas
ESSA FOI PARA NINGUÉM ZERAR!!!!!!!!

07.  Para ligar ou desligar uma mesma lâmpada a partir de dois interruptores, conectamse os interruptores para que a mudança de posição de um deles faça ligar ou desligar a lâmpada, não importando a posição do outro. Esta ligação e conhecida como interruptores paralelos. Este interruptor é uma chave de duas posições constituída por um polo e dois terminais, conforme mostrado nas figuras de um mesmo interruptor. Na Posição I a chave conecta o polo ao terminal superior, e na Posição II a chave o conecta ao terminal inferior.


 O circuito que cumpre a finalidade de funcionamento descrita no texto é:

RESPOSTA LETRA E
COMENTÁRIO:  Achei essa questão muito bem bolada, mas dava para resolve-la por lógica, preste atenção no desenho. Para que a lâmpada esteja acesa é necessário que os interruptores mantenham o circuito fechado, do contrário a ddp nos polos da lâmpada seria nula e ela não acenderia. Apesar dos desenhos serem parecidos mas prestando bem atenção você chegaria na resposta com certeza! Assunto batido muito em sala!

08.   Nossa pele possui células que reagem à incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. Pensando em se bronzear, uma garota vestiu um biquíni, acendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum.
O bronzeamento não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de:
a) Baixa intensidade.
b) Baixa frequência.
c) Um espectro contínuo.
d) Amplitude inadequada.
e) Curto comprimento de onda.

RESPOSTA LETRA B
COMENTÁRIO:  Ora, ora, ora meu amigo, era só você lembra do espectro eletromagnético, as radiação ultra violeta, possui freqüência acima da luz violeta. Você já sabia que a lâmpada incandescente esquenta, já que sua emissão de energia é muito mais intensa na região do infravermelho, que possui frequência muito menor que a ultravioleta. Portanto, ela não terá efeito sobre a produção da melanina.

09.  Aumentar a eficiência na queima de combustível dos motores à combustão e reduzir suas emissões de poluentes são a meta de qualquer fabricante de motores. É também o foco de uma pesquisa brasileira que envolve experimentos com plasma, o quarto estado da matéria e que está presente no processo de ignição. A interação da faísca emitida pela vela de ignição com as moléculas de combustível gera o plasma que provoca a explosão liberadora de energia que, por sua vez, faz o motor funcionar.
Disponível em:  www.inovacaotecnologia.com.br. Acesso em: 22 jul. 2010
(adaptado)
No entanto, a busca da eficiência referenciada no texto apresenta como fator limitante
a) o tipo de combustível, fóssil, que utilizam. Sendo um insumo não renovável, em algum momento estará esgotado.
b) um dos princípios da termodinâmica, segundo o qual o rendimento de uma máquina térmica nunca atinge o ideal.
c) o funcionamento cíclico de todos os motores. A repetição contínua dos movimentos exige que parte da energia seja transferida ao próximo ciclo.
d) as forças de atrito inevitável entre as peças. Tais forças provocam desgastes contínuos que com o tempo levam qualquer material à fadiga e ruptura.
e) a temperatura em  que eles trabalham. Para atingir o plasma, é necessária uma temperatura maior que a de fusão do aço com que fazem os motores.

RESPOSTA LETRA B
COMENTÁRIO:  Meu amigo, este foi um assunto mais do que batido e rebatido em sala, TERMODINÂMICA.
A segunda lei da Termodinâmica diz que é impossível construir um dispositivo que operando em ciclos transforme integralmente o calor da fonte quente em trabalho (energia útil), ou seja, é impossível ter um rendimento 100%. Essa até o mendigo da esquina acertava!


10.  O manual que acompanha uma ducha higiênica informa que a pressão mínima da água para o seu funcionamento apropriado é de 20kPa. A figura mostra a instalação hidráulica com a caixa d’água e o cano ao qual deve ser conectada a ducha. 


O valor da pressão da água na ducha está associado à altura
a) h1.
b) h2.
c) h3.
d) h4.
e) h5.

RESPOSTA LETRA C
COMENTÁRIO:  Essa foi uma questão simples de hidrostática, mas na minha opinião, muito boa!
Lembremos que de acordo com o com o princípio de Stevin: Δp = µgDh, a diferença de pressão se deve a diferença de altura assim, a diferença de pressão entre a atmosférica e a na saida da ducha é proporcional à altura h3. PURA ANÁLISE NO “OLHOMETRO”.

11. A eficiência das lâmpadas pode ser comparada utilizando a razão, considerada linear, entre a quantidade de luz produzida e o consumo. A quantidade de luz é medida pelo fluxo luminoso, cuja unidade é o lúmen (lm). O consumo está relacionado à potência elétrica da lâmpada que é medida em watt (W). Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 40W emite cerca de 600 lm, enquanto uma lâmpada fluorescente de 40 W emite cerca de 3000 lm.
Disponível em http://tecnologia.terra.com..br.  Acesso em: 29 fev. de 2012 (adaptado).
A eficiência de uma lâmpada incandescente de 40 W é:
a) maior que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz menor quantidade de luz.
b) maior que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que produz menor quantidade de luz.
c) menor que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz a mesma quantidade de luz.
d) menor que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, pois consome maior quantidade de energia.
e) igual a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que consome a mesma quantidade de energia.
RESPOSTA LETRA C
COMENTÁRIO:   Meus queridos esse assunto foi tão batido que vocês devem ter rido muito e lembrado do Fabinho! Eu falei muito que a lâmpada florescente brilha mais e esquenta menos enquanto a incandescente brilha menos e esquenta mais, falei ainda que a energia consumida é proporcional a potencia da lâmpada e o tempo de utilização, assim não dava para marcar outra resposta. ESSA DISPENSA COMENTÁRIOS!

12.  Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta, formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caíam duas gotas a cada segundo. A distância entre duas cristas consecutivas era de 25 cm e cada uma delas se aproximava da borda da piscina com velocidade de 1,0 m/s.
Após algum tempo a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo.
Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamente,
a) maior que 25 cm e maior 1,0 m/s.
b) maior que 25 cm e igual a 1,0 m/s.
c) menor que 25 cm e menor que 1,0 m/s.
d) menor que 25 cm e igual a 1,0 m/s.
e) igual a 25 cm e igual a 1,0 m/s.
RESPOSTA LETRA B
COMENTÁRIO:   Uma questão de ondulatória, apesar de bobinha, confesso que eu não esperava! Supondo-se que a profundidade da piscina seja constante, a velocidade de propagação da onda permanece constante e seu módulo continua igual a 1,0m/s.
Como a frequência da onda diminuiu, o comprimento de onda deverá aumentar, ficando maior que o comprimento de onda inicial de 25cm.
V = λ f = constante
f diminui λ aumenta
Os valores citados para frequência, comprimento de onda e velocidade são incompatíveis.
De fato:
f1 = 2,0Hz
λ1 = 0,25m
V = λ1 . f1 = 0,5m/s (incoerente com o valor dado de 1,0m/s)

13.  O mecanismo que permite articular uma porta (de um móvel ou de acesso) é a dobradiça. Normalmente, são necessárias duas ou mais dobradiças para que a porta seja fixada no móvel ou no portal, permanecendo em equilíbrio e podendo ser articulada com facilidade.
No plano, o diagrama vetorial das forças que as dobradiças exercem na porta está representado em:

RESPOSTA LETRA  D
COMENTÁRIO: Uma questão de estática, lembro que em sala de aula até pedia para um aluno demonstra a abertura da porta comigo, enquanto eu o impedia empurrando próximo a dobradiça!  A porta tende a girar no sentido horário. Com isso, ela traciona, horizontalmente, a dobradiça superior e comprime, horizontalmente, a dobradiça inferior. Na minha opinião essa foi uma das melhores questões da prova de Física!

14.  Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa,
com de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, ρágua = 1 g/cm3 . No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a
0,500 kg (meio quilograma). Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o
consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a:
a) 0,073 kg.          b) 0,167 kg              c) 0,250kg.
d) 0,375 kg.           e) 0,750kg
RESPOSTA LETRA D
COMENTÁRIO:  Outra questão boazinha de hidrostática. Se admitirmos que o legume não está flutuando e sim apoiado no fundo do recipiente, teremos:
Volume emerso: 1/3 do volume total
Volume imerso: 2/3 do volume total = 0,5 litro
Volume total = 0,75 litro
Da internet: densidade do legume = 0,5kg/L
Massa do legume = densidade do legume x volume
Massa do legume = 0,5kg/L x 0,75L = 0,375kg
Observação: O enunciado não está claro em relação à situação do legume flutuar ou estar apoiado no fundo do recipiente.

15.  Alguns povos indígenas ainda preservam suas tradições realizando a pesca com lanças, demonstrando uma notável habilidade. Para fisgar um peixe em um lago com águas tranquilas o índio deve mirar abaixo da posição em que enxerga o peixe, Ele deve proceder dessa forma porque os raios de luz:
a) refletidos pelo peixe não descrevem uma trajetória retilínea no interior da água.
b) emitidos pelos olhos do índio desviam sua trajetória quando passam do ar para a água.
c) espalhados pelo peixe são refletidos pela superfície da água.
d) emitidos pelos olhos são espalhados pela superfície da água.
e) refletidos pelo peixe desviam sua trajetória quando passam da água para o ar.
RESPOSTA LETRA E
COMENTÁRIO:  Lembra quando eu disse que desde 98, toda ano caia uma questão de Óptica?
Essa foi de refração, muito clássica. Devido à refração da luz (“efeito dioptro plano”), o
que é dado ao índio enxergar é uma imagem virtual do peixe, a uma profundidade aparente menor que a profundidade real.

16.  A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.
                         
Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?
a) A maior velocidade orbital da Terra faz com que, em certas épocas, ela ultrapasse Marte.
b) A presença de outras estrelas faz com que sua trajetória seja desviada por meio da atração gravitacional.
c) A órbita de Marte, em torno do Sol, possui uma forma elíptica mais acentuada que a dos demais planetas.
d) A atração gravitacional entre a Terra e Marte faz com que este planeta apresente uma órbita irregular em torno do Sol.
e) A proximidade de Marte com Júpiter, em algumas épocas do ano, faz com que a atração gravitacional de Júpiter interfira em seu movimento.
RESPOSTA LETRA A
COMENTÁRIO:   Bem, meu amigo, eu te confesso que quando li esta questão no primeiro memento fiquei pensativo pois se trata de um tema não muito discutido, orbita relativa dos planetas, porém, até mesmo por eliminação dava para resolver. Estando a Terra mais próxima do Sol que o planeta Marte, sua velocidade de translação é maior que a de Marte.
Enquanto Marte viaja à “frente” da Terra, vemos a primeira parte do laço. A partir da data em que a Terra “ultrapassa” Marte, este passa a ter um movimento retrógrado em relação à Terra. Portanto, um observador da Terra tem a impressão de que Marte inverteu o sentido do seu movimento e está realizando a segunda parte do laço. BASTANTE INTERESSANTE!








5 comentários:

  1. Pois é né?! Me senti pior do que o "mundo todo", afinal, tem questões aí que ele diz que até o mendigo da esquina acertava, srsr. Tive um ensino médio ruim, em uma escola ruim, com professores não tão bem preparados e nem tão apaixonados assim pela física. Não fui uma boa aluna em física e não sei quase nadica dessa matéria. Acho a matéria interessante, instigante, mas não sei mesmo. Tô tentando aprender, aprendendo a gostar e quem sabe eu fique tão esperta quanto o mendigo da esquina, haha!!

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  2. Bons comentários sobre as questões. Continue assim, nós que estudamos agradecemos!

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  3. Valeu aí, esse foi o único site que eu consegui entender o resultado de algumas questões,continue assim!!!

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  4. Me apaixonei! Tanto pela física quanto pelo mestre.

    S.A The-PI.

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