terça-feira, 6 de março de 2012

Força da pressão atmosférica sobre nós.

Vimos que a pressão é força por unidade de área. Portanto, a UNIDADE de pressão pode ser, por exemplo, 1 quilograma-força por metro quadrado (1 kgf/m2). Ou 1 quilograma-força por centímetro quadrado (1 kgf/cm2). É costume chamar a pressão normal, ao nível do mar, simplesmente de 1 atmosfera. Ou então dizer que ela vale 76 centímetros de mercúrio (76 cmHg), referindo-se à altura da coluna de mercúrio no barômetro. O valor da pressão atmosférica ao nível do mar é de 1 kgf/cm2, aproximadamente. Esse é um valor bem conveniente de se decorar, não é mesmo?
Se quisermos saber qual é a FORÇA que o ar atmosférico faz sobre nosso corpo basta multiplicar essa pressão, em kgf/cm2, pela área de nosso corpo, em cm2. É claro que essa área varia de pessoa a pessoa mas um valor médio de 1 metro quadrado (= 10.000 cm2) pode ser considerado como típico. Logo, a força que o ar faz sobre nosso corpo é, aproximadamente:
1 kgf/cm2 x 10.000 cm2 = 10.000 kgf = 10 toneladas.
Isto é, o ar faz uma força de 10 toneladas sobre nosso corpo!
Por que não somos esmagados por essa força enorme? Pela mesma razão que uma bolha de sabão ou um balão de aniversário também não são esmagados. O ar dentro da bolha ou do balão e os fluidos dentro de nosso corpo (o sangue e outros) estão a uma pressão igual ou ligeiramente maior que a pressão atmosférica. A força da atmosfera sobre nós é compensada pela força de nossos fluidos internos.
E que pressão é aquela que os médicos medem na gente, enrolando um tubo de borracha em nosso braço? É um pequeno excesso da pressão sanguínea (ou arterial) acima da pressão atmosférica. Esse excesso serve para fazer o sangue fluir pelas artérias e veias e é gerado por uma bomba que a gente tem dentro do peito chamada (adivinhe...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário