quinta-feira, 2 de junho de 2011

UMA QUESTÃO INTERESSANTE

Criada há 10 anos pelo esqueitista americano Danny Way, a megarrampa tornou-se mundialmente conhecida com a sua inclusão nos X-Games, a olimpíada dos esportes radicais.
A figura a seguir mostra o perfil da megarrampa.



Clique para ampliar

O atleta parte do repouso em (I), despenca ladeira abaixo, atingindo uma velocidade de cerca de 80 km/h e, literalmente, decola e voa por um grande vão (II) para tentar pousar numa rampa inclinada.
Ainda é preciso enfrentar uma parede vertical (III) e decolar novamente.
(Humberto Peron Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu Acesso em 28.08.2010. Adaptado)

Dos gráficos a seguir, aquele que melhor representa a variação da energia cinética do atleta, ao longo do tempo, em uma descida pela megarrampa (de I a III) é o da alternativa:



Clique para ampliar

Solução:

O atleta parte do repouso em (I) e sua energia cinética inicial é nula. Ao descer o primeiro trecho sua velocidade aumenta e, portanto, sua energia cinética aumenta. A seguir o atleta percorre um trecho horizontal com velocidade praticamente constante. Após este trecho a velocidade diminui, atingindo um mínimo ao passar pelo vértice da trajetória no grande vão (II). A partir daí sua velocidade aumenta, assim como sua energia cinética e ao subir a parede vertical (II) sua energia cinética diminui até voltar a zero. A alternativa E resume o exposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário