quinta-feira, 30 de outubro de 2014

OUTRA ESTILO ENEM DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO...


A figura mostra um tipo de “gato”, prática ilegal e extremamente perigosa usada para roubar energia elétrica.

Esse “gato” consiste em algumas espiras de fio colocadas próximas a uma linha de corrente elétrica alternada de alta voltagem. Nas extremidades do fio que forma as espiras, podem ser ligadas, por exemplo, lâmpadas, que se acendem. O princípio de funcionamento desse “gato” consiste:
A) As espiras funcionam como antenas que captam a energia elétrica que se propaga por ondas eletromagnéticas originárias da rede de alta tensão.
B) As espiras funcionam como geradores, captando energia elétrica através de um campo elétrico.
C) As espiras funcionam como receptores, captando energia elétrica através de um efeito fotoelétrico.
D) As espiras funcionam como ímãs que captam a energia elétrica por meio de um eletroímã.
E) As espiras não tem nenhuma relação com o fato, mas sim, os cabos de alta tensão que liberam energia elétrica de forma dissipativa.
 
 
A corrente elétrica alternada cria um campo magnético oscilante, que se propaga em seu entorno, atravessando essas espiras. Nas espiras atravessadas por linhas de campo magnético variável aparece uma força eletromotriz induzida capaz de fornecer energia elétrica para acender lâmpadas, por exemplo. Nesse caso, as espiras funcionam como antenas que captam a energia elétrica que se propaga por ondas eletromagnéticas originárias da rede de alta tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário