sábado, 27 de outubro de 2012

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 01

1. (UFRN 2009) A figura abaixo mostra a chapa de especificações de uma máquina de lavar roupas. Nessa chapa, estão identificadas três grandezas físicas características do equipamento.



Essas grandezas são, respectivamente,

a) voltagem, freqüência e potência.
b) corrente, freqüência e potência.
c) voltagem, período e corrente.
d) corrente, período e voltagem.

2. (UFRN 2009) A produção de energia proveniente de maré, sistema maré-motriz (no qual se utiliza o fluxo das marés para movimentar uma turbina reversível capaz de converter em energia elétrica a energia potencial gravitacional da água), constitui-se numa alternativa de produção de energia de baixo impacto ambiental.
Um sistema desse tipo encontra-se em funcionamento na localidade de La Rance, França, desde 1966, com capacidade instalada de 240 megawatts.
As figuras abaixo mostram, esquematicamente, um corte transversal da barragem de um sistema maré-motriz, em quatro situações distintas, evidenciando os níveis da água, nos dois lados da represa (oceano e rio), em função da maré.



As duas situações que permitem a geração de energia elétrica são:

a) I e IV
b) I e III
c) II e III
d) II e IV

3. (UFRN 2009) Quando alguém tenta flutuar horizontalmente, na água, assume uma posição na qual seu centro de flutuabilidade, ponto de aplicação da força de empuxo, Fe, está localizado em seu corpo, acima do seu centro de gravidade, onde atua a força peso, Fg, conforme mostrado na Figura 1, abaixo. Essas duas forças formam um binário que tende a girar o corpo até que elas se alinhem na direção vertical, conforme mostrado na Figura 2.





Em relação a essas duas forças, é correto afirmar que

a) o empuxo é a força que a água exerce sobre o corpo, enquanto o peso é a força exercida pelo corpo sobre a Terra.
b) o empuxo é a força que o corpo exerce sobre a água, enquanto o peso é a força exercida pelo corpo sobre a Terra.
c) o empuxo é a força que a água exerce sobre o corpo, enquanto o peso é a força exercida pela Terra sobre o corpo.
d) o empuxo é a força que o corpo exerce sobre a água, enquanto o peso é a força exercida pela Terra sobre o corpo.

4. (UFRN 2009) Para demonstrar a aplicação das leis de conservação da energia e da quantidade de movimento, um professor realizou o experimento ilustrado nas Figuras 1 e 2, abaixo.





Inicialmente, ele fez colidir um carrinho de massa igual a 1,0 kg, com velocidade de 2,0 m/s, com um outro de igual massa, porém em repouso, conforme ilustrado na Figura 1. No segundo carrinho, existia uma cera adesiva de massa desprezível. Após a colisão, os dois carrinhos se mantiveram unidos, deslocando-se com velocidade igual a 1,0 m/s, conforme ilustrado na Figura 2.
Considerando-se que a quantidade de movimento e a energia cinética iniciais do sistema eram, respectivamente, 2,0 kg.m/s e 2,0 J, pode-se afirmar que, após a colisão,

a) nem a quantidade de movimento do sistema nem sua energia cinética foram conservadas.
b) tanto a quantidade de movimento do sistema quanto sua energia cinética foram conservadas.
c) a quantidade de movimento do sistema foi conservada, porém a sua energia cinética não foi conservada.
d) a quantidade de movimento do sistema não foi conservada, porém a sua energia cinética foi conservada.

5. (UFRN 2009) Visando à preservação do meio ambiente de forma sustentável, a sociedade atual vem aumentando consideravelmente a utilização da energia dos ventos, através das turbinas eólicas. Nessa tecnologia, a primeira transformação de energia acontece na interação das moléculas do ar com as hélices dos cata-ventos, transformando a energia cinética de translação das moléculas do ar em energia cinética de rotação das hélices.

Nessa interação,

a) a variação da quantidade de movimento das moléculas do ar gera uma força resultante que atua sobre as hélices.
b) a variação do momento angular das moléculas do ar gera uma força resultante que atua sobre as hélices.
c) a variação da força resultante exercida pelas moléculas do ar anula o momento angular das hélices.
d) a variação da força resultante exercida pelas moléculas do ar anula a quantidade de movimento das hélices.

6. (UFRN 2009) Considerada como uma onda eletromagnética, a luz visível pode ser decomposta em duas componentes perpendiculares entre si. As lentes polaróides se caracterizam por bloquear uma dessas componentes e transmitir a outra.
Um estudante observou a passagem de luz através das lentes polaróides, idênticas, de dois óculos superpostos, em duas posições diferentes.
A opção que representa corretamente duas dessas observações é:

a) 
b) 
c) 
d) 

7. (UFRN 2009) Até o século XVIII, pensava-se que uma máquina térmica, operando numa condição mínima de atrito, poderia converter em trabalho útil praticamente toda a energia térmica a ela fornecida. Porém, Sadi Carnot (1796-1832) mostrou que, em se tratando da energia fornecida a uma máquina térmica, a fração máxima que pode ser convertida em trabalho útil depende da diferença de temperatura entre a fonte quente e a fonte fria e é dada por:
e = (T2 - T1)/T2, onde T1 é a temperatura da fonte fria, e T2 é a temperatura da fonte quente.

Dessas afirmações, pode-se concluir que uma máquina térmica

a) pode converter em trabalho útil toda a energia térmica a ela fornecida, mesmo que funcione em condições mínimas de atrito.
b) não pode converter em trabalho útil toda a energia térmica a ela fornecida, mesmo que funcione em condições mínimas de atrito.
c) pode converter em trabalho útil toda a energia térmica a ela fornecida, desde que a temperatura da fonte fria seja 0 0C.
d) não pode converter em trabalho útil toda a energia térmica a ela fornecida, a menos que a temperatura da fonte fria seja diferente de 0 0C .

8. (UFRN 2009) Ao realizar um experimento de comprovação da Lei de Ohm, um estudante aplicou diferentes correntes, I, num resistor elétrico, R, e obteve, em seus terminais, os valores de voltagem, V, correspondentes, apresentados na tabela abaixo.



Sabendo-se que, pela Lei de Ohm, o valor da resistência a ser obtido deveria ser constante, vêse que a grandeza obtida não apresentou o valor constante previsto pela referida lei. Isso aconteceu

a) porque, durante o experimento, não foram tomados todos os cuidados necessários para a sua realização.
b) devido à existência de fontes de erros experimentais, que sempre existem, por mais cuidadosas que sejam as medidas realizadas.
c) porque, durante a realização do experimento, o estudante deveria ter eliminado todos os erros experimentais associados às medidas.
d) devido ao fato de que, para determinar o valor correto da resistência, o estudante teria de realizar apenas uma medida.

9. (UFRN 2009) De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sons acima de 85 decibéis aumentam os riscos de comprometimento do ouvido humano.
Preocupado em prevenir uma futura perda auditiva e em garantir o direito ao sossego público, um jovem deseja regular o sistema de som do seu carro, obedecendo às orientações da OMS. Para isso, ele consultou o gráfico da figura abaixo, que mostra, a partir de medições estatísticas, a audibilidade média do ouvido humano, expressa em termos do Nível de Intensidade do som, NI, em decibéis, em função da Freqüência, f, em Hertz.



Com base na figura acima e na orientação da OMS, pode-se afirmar que o jovem, para obter máxima eficácia na região da música, regulou o som do seu carro para os níveis de intensidade, NI, e de freqüência, f, respectivamente, nos intervalos

a) 20 ≤ NI ≤ 80 e 50 ≤ f ≤ 5000
b) 60 ≤ NI ≤ 120 e 100 ≤ f ≤ 5000
c) 60 ≤ NI ≤ 80 e 100 ≤ f ≤ 5000
d) 60 ≤ NI ≤ 120 e 50 ≤ f ≤ 5000

10. (UFRN 2009) Considerada como futura alternativa para geração de energia elétrica a partir da queima de biomassa, a geração magneto-hidrodinâmica utiliza um fluxo de gás ionizado (íons positivos e elétrons), que passa com velocidade, v, através de um campo magnético intenso, B.
A ação da força magnética desvia essas partículas para eletrodos metálicos distintos, gerando, entre eles, uma diferença de potencial elétrico capaz de alimentar um circuito externo.
O esquema abaixo mostra um gerador magneto-hidrodinâmico no qual estão identificados a direção do fluxo do gás, os pólos do imã gerador do campo magnético e quatro eletrodos coletores dos íons e dos elétrons.



Nessas condições, pode-se afirmar que os íons e os elétrons são desviados, respectivamente, para os eletrodos

a) IV e II
b) III e I
c) II e IV
d) I e III

11. (UFRN 2009) O desenvolvimento da geração de energia por fusão nuclear tem sido lento e difícil, porém existe uma esperança de que esse processo seja fundamental como fonte de energia para as futuras gerações. Nele, dois núcleos leves se fundem para formar um novo elemento. Reações como essa ocorrem no interior do Sol e se constituem na sua principal fonte de geração de energia. Por exemplo, quando, o trítio e o deutério (isótopos do hidrogênio) se combinam, formam um núcleo de hélio e um nêutron, cada um deles com grande energia cinética, a qual é transformada em calor e aproveitada para gerar energia elétrica.



Para a reação nuclear de fusão representada acima, a soma das massas dos produtos da reação

a) é menor que a soma das massas dos isótopos, antes da reação, e a energia a ser aproveitada é determinada pela equação ΔE = hf .
b) é maior que a soma das massas dos isótopos, antes da reação, e a energia a ser aproveitada é determinada pela equação ΔE = Δmc2 .
c) é menor que a soma das massas dos isótopos, antes da reação, e a energia a ser aproveitada é determinada pela equação ΔE = Δmc2.
d) é maior que a soma das massas dos isótopos, antes da reação, e a energia a ser aproveitada é determinada pela equação ΔE = hf .

12. (UFRN 2009) O conceito de éter surgiu na Grécia antiga, significando uma espécie de fluido sutil e rarefeito que preenchia o espaço e envolvia a Terra. Esse conceito evoluiu para representar um referencial privilegiado, a partir do qual se poderia descrever toda a Física, inclusive seria o meio material no qual se propagariam as ondas eletromagnéticas (a luz). No entanto, as experiências de Michaelson-Morley, realizadas em 1887, mostraram a inconsistência desse conceito, uma vez que seus resultados implicavam que ou a Terra estava sempre estacionária em relação ao éter ou a noção de que o éter representava um sistema de referência absoluto era errônea, devendo, portanto, ser rejeitada.
As inconsistências do conceito de éter levaram Einstein a elaborar a teoria de que a velocidade da luz

a) é constante para qualquer observador e dependente de qualquer movimento da fonte ou do observador.
b) é constante para qualquer observador e independente de qualquer movimento da fonte ou do observador.
c) é constante e dependente do observador, porém independente de qualquer movimento relativo da fonte.
d) é constante e independente do observador, porém dependente de qualquer movimento relativo da fonte.

Respostas 1. a    2. d    3. c    4. c    5. a    6. d    7. b    8. b    9. c    10. d    11. c    12. b  

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