quinta-feira, 18 de agosto de 2011

OS CINCO ESTADOS DA MATÉRIA

Atualmente admitimos que a matéria pode existir em cinco estados :


PLASMA = chamado "quarto estado da matéria", é um gás ionizado em que foi atingido um ponto de equilíbrio quantitativo entre elétrons e íons positivos. Exige temperaturas muito elevadas, começando a se formar a cerca de 3.000 ºC, e se estabilizando a partir de 55.000 ºC. Nas estrelas como o nosso Sol as temperaturas atingem valores suficientemente altos para que seus processos físicos envolvam matéria na forma de plasma.

GASOSO = os constituintes movem-se livremente.

LÍQUIDO = os constituintes mantém uma distância fixa entre si, mas ainda podem se deslocar.

SÓLIDO = os constituintes permanecem fixos, podendo apenas vibrar em torno de suas posições.

CONDENSADO DE BOSE-EINSTEIN = o quinto estado da matéria foi previsto por Einstein e aparece nas proximidades do zero absoluto (-273,15 ºC). A matéria quando resfriada até esse ponto apresenta propriedades diferentes, como a supercondutividade.

Nota : Para abreviar, chamei as moléculas, átomos e íons de "constituintes".
  Observe que o quarto e quinto estados da matéria ficam fora da "escala humana" e foram revelados pelo admirável trabalho da Ciência.
  Os sólidos podem em princípio ser classificados em cristalinos e amorfos. Em um sólido cristalino, os constituintes formam uma configuração regular bem definida (chamada retículo), que se repete no espaço em um padrão tridimensional. Nos sólidos amorfos não existe estrutura ordenada dos constituintes. Somente os sólidos cristalinos podem ser considerados como sólidos "verdadeiros", os amorfos são atualmente considerados como líquidos com um elevadíssimo grau de viscosidade, o vidro é um exemplo. Os sólidos cristalinos ao serem progressivamente aquecidos, tem sua estrutura cristalina destruída antes de passar ao estado líquido. Os amorfos apenas amolecem até entrar no estado líquido.
  Deste modo, para a Ciência, todo sólido é um cristal ! Esta idéia foge bastante da noção vulgar que temos do que seja um cristal. Portanto nem todos os cristais são translúcidos, a maioria dos cristais são opacos.
  Os cristais (sejam inorgânicos ou orgânicos) nem sempre são reconhecíveis como tal a olho nu, pois eles podem assumir um tamanho microscópico, formando uma massa aparentemente amorfa. A mesma substância pode formar cristais diferentes, são exemplos : a água, que forma cristais de neve ou gelo, e o carbono, que forma o diamante ou a grafita. Outro exemplo são os rubis e safiras, quimicamente iguais, mas apresentando cor e forma diferentes. A diferença é provocada por traços de cromo e óxidos de ferro nos rubis, e de titânio nas safiras.
  Alguns cristais tendem a dividir-se ao longo de direções bem definidas, formando superfícies planas, denominadas "planos de clivagem". Esta propriedade é que permite que as pedras preciosas sejam lapidadas, e que dá origem aos belos cristais de rocha (como o quartzo) que todos nós conhecemos, com suas superfícies planas formando variadas e complexas estruturas tridimensionais. Exemplos de sólidos que não tem planos de clivagem e não apresentam sinais exteriores de simetria são os metais e a maioria das rochas.
  Há sete tipos de cristalização :
Cúbica = cloreto de sódio, diamante, ouro, ferro, chumbo, cobre, prata

Tetragonal = estanho, zircônio, rutílio

Ortorrômbica = topázio, enxofre, iodo, nitrato de prata

Monoclínica = bórax, sacarose, gesso

Triclínica = sulfato de cobre, ácido bórico

Romboédrica ou Trigonal = arsênio, quartzo, grafita

Hexagonal = magnésio, zinco, berílio, cádmio, cálcio
  Usa-se erradamente a palavra “cristal” para designar um tipo de vidro de elevada qualidade e transparência, como os famosos cristais Baccarat. Suponho que venha daí a expressão “verdade cristalina” e outras similares.
  O tema “Cristais” é vasto, e muitos tópicos relacionados resultam em uma leitura fascinante. Exemplos : Cristalografia, lapidação, cristais sintéticos, cristais líquidos, cristais semicondutores, laser.
  O aspecto atraente dos grandes cristais translúcidos e coloridos, com suas superfícies refratoras da luz, e que os destaca fortemente de todos os sólidos, fez com que desde a Antiguidade se lhes atribuíssem propriedades mágicas. Os ocultistas os utilizavam em suas práticas, e os médicos também usavam suas virtudes no tratamento dos doentes. Acreditava-se que com o auxílio dos cristais, podia-se manipular certas energias cósmicas e também a energia dos seres vivos, ou energia vital.
  Não devemos olhar as crenças da Antiguidade com desprezo ou condescendência, pois estavam perfeitamente de acordo com o que se sabia na época sobre o Universo; os antigos também eram “homo sapiens” e tão inteligentes quanto nós. Daqui a alguns séculos até as crianças rirão da enorme dificuldade que temos com os paradoxos da mecânica quântica (Niels Bohr : “Se alguém não ficar chocado com a teoria quântica é porque não a entendeu”).
  O problema começa quando as crenças são mantidas fora do contexto que as tornava razoáveis. Apesar de incompatível com o quadro de leis físicas apresentado pela Ciência, a crença na “Magia dos Cristais” sobreviveu até os dias de hoje e pode assumir as mais bizarras formas. Veja a seguir uma série de proposições extraídas de revistas esotéricas e da Internet :
- A força áurica do cristal repele energias negativas (inveja, raiva, etc)
- Os cristais emitem raios (energia com alta freqüência de vibração) que são absorvidos pelo corpo humano
- Os cristais são sensíveis aos pensamentos, podem portanto ser programados para diversas finalidades
- A energia do corpo humano provoca um efeito de sintonia ou equilíbrio energético entre a pessoa e o cristal após um contato prolongado
- Os cristais possuem um lado esquerdo (pólo negativo) e um lado direito (pólo positivo)
- As energias negativas são absorvidas pelo cristal e acabam bloqueando sua própria emissão de energia
- Os cristais podem ser carregados de energia (energizados) : por imersão em água corrente natural, pela exposição à luz do Sol ou da Lua, pelo contato com a terra (enterra-se o cristal), pela proximidade com um grande cristal de quartzo
- Para limpar um cristal das energias negativas : submergir em água com sal grosso (não usar recipientes metálicos), expor à chuva (as energias negativas se descarregarão para terra), expor à fumaça de incenso
  Naturalmente, as proposições acima não tem QUALQUER embasamento científico, são uma questão de crença ou de fé, como quiserem. A palavra “energia” nesse contexto não tem o significado que a Ciência define, trata-se de “energia” no sentido que os ocultistas utilizam.
  A criatividade da mente humana é extraordinária (sou grande apreciador da literatura de ficção, particularmente a ficção científica), e os atribulados cristais são chamados a atender todo tipo de estória fantástica :
CRISTAIS PINEAIS : Como parte da evolução normal da humanidade, cristais estariam se desenvolvendo no interior da glândula pineal de algumas pessoas, o que acabaria por lhes dar poderes como a comunicação telepática, viajar no tempo, etc. A humanidade estaria se tornando cristalina, e é citado o termo científico “biomineralização”.

  Mais uma vez temos o caso de um conceito criado pela Ciência e usado de modo totalmente fantasioso. O termo “biomineralização” pode se referir ao uso de minerais moídos como adubo, ou a qualquer processo que envolva interações de minerais com seres vivos. Três exemplos : fossilização de conchas de moluscos, calcificação de ossos em contato com próteses, acumulação de metais em sistemas biológicos.

CRISTAIS ATLANTES : Os atlantes usavam cristais para captar energias cósmicas e usar estas energias com as mais variadas finalidades.
  Se nem a existência dos atlantes é comprovada, não há sentido em descrever a sua tecnologia.

CRIANÇAS CRISTAL : São seres humanos que estão nascendo atualmente, espiritualmente mais evoluídos que o comum da humanidade. O nome vem de suas auras, geralmente claras como cristal.

  Quem inventou essa expressão não sabia o que é um cristal, como vimos, a maioria dos cristais são opacos. O ferro e o chumbo são cristais, que tal uma aura opaca e cor de ferro ou chumbo ? É uma idéia pouco atraente ! Se a aura é pura e transparente, expressões mais realistas seriam Crianças Cristal de Rocha, Crianças Vidraça ou Crianças Baccarat, mas essas não soam tão bem como a original.

Veja nos links abaixo como as crianças Índigo e Cristal foram "inventadas" por esquisotéricos americanos :

www.ceticismoaberto.com/paranormal/2094/as-crianas-ndigo-e-cristal
www.skepdic.com/brazil/indigo.html



Um comentário: