O Carnaval começou na Grécia há muito tempo, séculos antes do Brasil ser descoberto. Os gregos faziam a festa para agradar aos deuses que propiciavam terra fértil e colheitas ricas. A Igreja Católica adotou a festa por volta do ano 500 dC.
Mil anos depois o navegante português Pedro Álvares Cabral aportou em terras brasileiras e trouxe consigo o Carnaval. Os habitantes da terra gostaram tanto que aprimoraram a festa.
O Carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade.
Para comemorar a data preparamos para você dois exercícios especialmente dedicados ao Tríduo Momesco.
Divirta-se!
Exercícios carnavalescos especiais
1) Escola de Samba
(UFMG)
Uma escola de samba, ao se movimentar numa rua reta e muito extensa, mantém um comprimento constante de 2 km. Se ela gasta 90 min para passar completamente por uma arquibancada de 1 km de comprimento, sua velocidade média deve ser:
a) (2/3) km/h b) (4/3) km/h c) 3 km/h d) 1 km/h e) 2 km/h
Resolução:
Vm = Δs/Δt => Vm = (Lescola+Larquibancada)/Δt =>
Vm = (2km+1km)1,5h => Vm = 2 km/h
Resposta: e
2) Desfile da Escola!
A escola de samba de São Paulo, Grêmio Recreativo Tom Maior, apresentou o enredo:
"Foz do Iguaçu, destino do mundo! A sinfonia das águas em Tom Maior".
Antes de visitar as Cataratas do Iguaçu, no município de Foz do Iguaçu, Paraná, um grupo de turistas, fez uma pesquisa na Wikepédia, encontrando as informações:
“O sistema consiste de 275 cachoeiras ao longo de 2,7 km do rio Iguaçu. Algumas das quedas individuais têm até 82 metros de altura, embora a maioria tenha cerca de 64 metros. A Garganta do Diabo (em espanhol: Garganta del Diablo), uma queda em forma de U, tem 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento, é a mais impressionante de todas as cataratas e marca a fronteira entre a Argentina e o Brasil”.
Quando da visita a esta maravilha da natureza, o grupo presenciou a formação de um arco íris. O arco-íris se forma em dias chuvosos devido à presença de gotículas de água em suspensão na atmosfera e com o Sol próximo ao horizonte.
Quatro pessoas do grupo fizeram as seguintes considerações:
I) O arco-íris se forma devido a incidência da luz solar incide nas gotas em suspensão, sofre refração, com consequente dispersão, a seguir sofre reflexão no interior das gotas e novamente se refrata, voltando ao ar.
II) Se eu tirar uma fotografia do arco-íris e levar a foto para um ambiente iluminado com luz monocromática amarela, eu verei o arco íris totalmente preto.
III) Para calcular a potência teórica média da queda d’água, além da altura, eu deveria conhecer a densidade da água, a aceleração da gravidade e a vazão da água.
iV) As Cataratas do Iguaçu são uma das sete Maravilhas da Natureza.
Pode-se afirmar que são corretas as afirmações:
a) I) e II)
b) I) e III)
c) II) e IV)
d) I), II), III), IV)
e) I), III) e IV)
Resolução:
I) Correta. Quando a luz solar incide nas gotas em suspensão, ela sofre refração, com consequente dispersão (isto é decomposição), a seguir sofre reflexão no interior das gotas e novamente se refrata, voltando para o ar.
II) Incorreta. Os arcos vermelho, alaranjao, verde azul, anil e violeta serão visto pretos e o arco amarelo será visto amarelo.
III) Correta. A potência teórica média, desprezando as eventuais perdas é dada por:
Pot = τ/Δt = m.g.h/Δt = d.V.g.h/Δt
Mas V/Δt = Z vazão. Portanto:
Pot = d.Z.g.h
IV) Correta.
Resposta: e
Nenhum comentário:
Postar um comentário