sábado, 28 de janeiro de 2012

ENEM 2012: MEC CANCELA UMA DAS APLICAÇÕES PREVISTAS DA PROVA DO ENEM

Enem 2012: Parece que as surpresas que envolvem o ENEM não têm mesmo fim. Lembram daquela notícia divulgada ainda por ocasião do Edital do Enem do ano passado, em que o MEC (Ministério da Educação) previu que em 2012 Enem teria duas edições realizadas em abril e outubro? Pois bem, já na semana passada isto já não era certeza. E aquilo que foi posto em dúvidas hoje acabou de ser totalmente descartado pelo MEC: O Enem 2012 não terá mais duas edições como estava previsto anteriormente.
O anúncio do cancelamento de uma das duas aplicações da prova do Enem 2012  foi feito oficialmente hoje num dos últimos atos do Ministro da Educação Fernando Haddad. Como se sabe, Haddad deixará a pasta da Educação para concorrer ao cargo de Prefeito de São Paulo. Em seu lugar assumirá o Senador Aluísio Mercadante. No entanto, em seu último pronunciamento, o Haddad afirmou que o Enem só será completo se for realizado em duas edições mas, devido as exigências feitas pelo Ministério Público Federal, isto colocaria a máquina pública em fadiga.
ENEM 2012 INSCRIÇÕES RESULTADO CALENDÁRIO
Segundo o ministro, exigências tais como ter que mostrar a todos os candidatos espelhos de suas redações corrigidas nunca foram impostas às instituições quando o modelo de seleção ainda era baseado no antigo vestibular. Haddad chegou a levantar suspeita de motivação política para as seguidas arguições judiciais de fatos relativos ao Enem. De fato, quase todas as ações propostas contra o Enem advém de procedimentos oriundos do mesmo Procurador da República do Ceará, com algumas decisões favoráveis em primeira instância da Justiça Federal também do Ceará que quase sempre são revistas e alteradas pelo Tribunal Federal da 5ª Região em Pernambuco.
Desta forma, o Enem 2012  será realizado em apenas uma edição, com provas a realizar-se nos dias 3 e 4 de novembro. Ajuste então o seu calendário do Enem 2012 e refaça seus planos de estudos, você terá mais tempo para estudar e se preparar para a prova do Enem. Resta agora aos participantes que necessitarem de mais tempo se preparar para o Enem 2013.
As inscrições Enem 2012 estarão abertas no mês de outubro obedecendo a antecedência mínima de 30 dias da data da realização das provas.

ENEM 2013 TERÁ DUAS EDIÇÕES, DIZ PRESIDENTE DILMA

O Enem 2013 será realizado em duas edições a partir de 2013, assegurou a Presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira. Este é o primeiro pronunciamento oficial do governo quanto aoEnem 2013. Nesta manhã, durante a cerimônia de comemoração da milionésima bolsa de estudos do Prouni – Programa Universidade Para Todos, realizada em São Paulo com a presença de Fernando Haddad a presidente Dilma Rousseff defendeu o Enem e assegurou que o Enem 2013 terá duas edições.
A última notícia sobre o Exame Nacional do Ensino Médio se deu na semana passada, quando o MEC (Ministério da Educação) anunciou que o Enem 2012 seria realizado apenas uma vez este ano. Nas suas palavras, Dilma afirmou que "Nós melhoramos, vamos melhorar ainda mais e vamos ter depois, no ano que vem, duas edições, isso em concordância com o ministro, até por sugestão do ministro”. Também disse a presidente Dilma, em defesa do Enem:
ENEM 2013 DILMA
“Considero também que é muito importante aqui fazer a defesa do Enem como a forma mais democrática de acesso ao jovem brasileiro ao ensino universitário”, disse a presidente. Mesmo assim, a presidente reconheceu que o processo precisa de melhorias. “O Prouni também teve de ter suas adaptações, suas melhorias. É assim que se faz programa de governo, é com muita humildade. Nós somos humanos. Quando tem erro, a gente tende a aprimorar. Ninguém está dizendo que nada é perfeito.”
Fernando Haddad, que deixa o Ministério da Educação amanhã (24/01) com intuito de se candidatar à Prefeitura de São Paulo, será substituído pelo senador Aloizio Mercadante. A cerimônia, em comemoração à efetivação de entrega da milionésima bolsa de estudos do Prouni, serviu  também como balanço do Enem como forma de seleção e da atuação do ministro Haddad.
Um dos motivos alegados por Haddad para a não realização de duas edições do Enem 2012 foi a instabilidade jurídica causada pelo embate judicial, notoriamente a atuação do Ministério Público Federal do Ceará, na pessoa de seu procurador. Haddad alegou que as pressões e cobranças exercidas sobre o Enem nunca foram feitas com relação ao antigo modelo do Vestibular, inclusive do ponto de vista jurídico, sendo o vestibular, por vezes, mais falho e mais inseguro que o Enem, argumentou. Haddad também se queixou da falta de defesa do Prouni em relação aos benefícios que o mesmo trouxe aos estudantes desde 2004, quando da sua implementação.
Enem 2013, com a palavra da presidente da república, tem suas duas provas asseguradas como compromisso de governo para 2013. As inscrições do Enem 2013 ocorrerão em dois períodos com provas a realizar-se em Abril e em Outubro, tal como seria no Enem 2012.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

GUIA DE FORMULAS - ELETROMAGNETISMO

Indução magnética
Fluxo de indução magnética
Fluxo de indução
Lei de Faraday-Neumann
Força eletromotriz
Transformadores
Quanto ao número de espiras





Conservação da potência

GUIA DE FORMULAS - ELETRODINÂMICA

Eletrodinâmica
Corrente elétrica
Intensidade da corrente elétrica
Continuidade da corrente elétrica
Quando houver "opções de caminho" em um condutor a corrente anterior a eles serão iguais à soma das correntes em cada parte das subdivisões.
Resistência elétrica
Resistência elétrica
Condutância elétrica
Associação de resistores
Série
Paralela
Mista
Em cada parte do circuito, a tensão (U), resistência (R) e intensidade da corrente (i) serão calculadas com base no que se conhece sobre circuitos série e paralelos, e para facilitar estes cálculos convém reduzir ou redesenhar os circuitos, utilizando resistores resultantes para cada parte.
Efeito Joule
Aquecimento causado por efeito Joule
Potência elétrica
Potência
Consumo de energia elétrica
Consumo de energia