1. (UECE)
Dois trechos sucessivos de uma estrada retilínea são percorridos por um automóvel da seguinte maneira: no 1.° trecho ele percorre 150 km a 100 km/h e no 2.° trecho, percorre 60 km a 60 km/h. No percurso total a velocidade média do automóvel, em km/h, é igual a
A) 96
B) 90
C) 84
D) 80
Resolução:
vm = Δs/Δt
No 1º trecho: 100 = 150/Δt1 => Δt1 = 150/100 => Δt1 = 1,5 h
No 2º trecho: 60 = 60/Δt2 => Δt2 = 60/60 => Δt2 = 1,0 h
No percurso total: vm = (150 + 60)/(Δt1 + Δt2) => vm = 210/2,5 =>
vm = 84 km/h
Alternativa: C
2. (UFLA-MG)
vm = Δs/Δt
No 1º trecho: 100 = 150/Δt1 => Δt1 = 150/100 => Δt1 = 1,5 h
No 2º trecho: 60 = 60/Δt2 => Δt2 = 60/60 => Δt2 = 1,0 h
No percurso total: vm = (150 + 60)/(Δt1 + Δt2) => vm = 210/2,5 =>
vm = 84 km/h
Alternativa: C
2. (UFLA-MG)
Um objeto move-se com velocidade constante e percorre 80 cm em 2 s. Um estudante, ao analisar o movimento, faz a razão entre os números 2 e 80, obtendo o valor 0,025. A interpretação CORRETA desse valor é:
A) O objeto demora 1 s para percorrer 0,025 cm.
B) Esse valor representa a velocidade do objeto.
C) Esse valor representa a aceleração do objeto.
D) O objeto demora 0,025 s para percorrer 1 cm.
Resolução:
vm = v = Δs/Δt
v = 80/2 cm/s => v = 40 cm/s
1 s => 40 cm
t s => 1 cm
t = 0,025 s
Alternativa: D
3. (UESPI)
vm = v = Δs/Δt
v = 80/2 cm/s => v = 40 cm/s
1 s => 40 cm
t s => 1 cm
t = 0,025 s
Alternativa: D
3. (UESPI)
Um carro A inicia seu movimento retilíneo a partir do repouso, no instante t = 0, com uma aceleração constante igual a 0,5 m/s2. Neste mesmo instante, passa por ele um carro B, que se desloca na mesma direção e no mesmo sentido do carro A, porém com velocidade escalar constante igual a 3,0 m/s. Considerando tal situação, qual é o tempo necessário para que o carro A alcance o carro B?
A) 6 s
B) 10 s
C) 12 s
D) 15 s
E) 20 s
Resolução:
Carro A:xxxxxxxxxxxxxxCarro B:
s0 = 0xxxxxxxxxxxxxxxxxs0 = 0
v0 = 0xxxxxxxxxxxxxxxXxv = 3,0 m/s
α = 0,5 m/s2
Funções horárias
sA = 0,25.t2 => sB = 3,0.t
No instante do encontro sA = sB
0,25.t2 = 3,0 t => 0,25 t = 3,0 => t = 3,0/0,25 =>
t = 12 s
Alternativa: C
4. (FUVEST-SP)
Carro A:xxxxxxxxxxxxxxCarro B:
s0 = 0xxxxxxxxxxxxxxxxxs0 = 0
v0 = 0xxxxxxxxxxxxxxxXxv = 3,0 m/s
α = 0,5 m/s2
Funções horárias
sA = 0,25.t2 => sB = 3,0.t
No instante do encontro sA = sB
0,25.t2 = 3,0 t => 0,25 t = 3,0 => t = 3,0/0,25 =>
t = 12 s
Alternativa: C
4. (FUVEST-SP)
Dirigindo-se a uma cidade próxima, por uma autoestrada plana, um motorista estima seu tempo de viagem, considerando que consiga manter uma velocidade média
dex90 km/h. Ao ser surpreendido pela chuva, decide reduzir sua velocidade média para 60 km/h, permanecendo assim até a chuva parar, quinze minutos mais tarde, quando retoma sua velocidade média inicial. Essa redução temporária aumenta seu tempo de viagem, com relação à estimativa inicial, em
dex90 km/h. Ao ser surpreendido pela chuva, decide reduzir sua velocidade média para 60 km/h, permanecendo assim até a chuva parar, quinze minutos mais tarde, quando retoma sua velocidade média inicial. Essa redução temporária aumenta seu tempo de viagem, com relação à estimativa inicial, em
A) 5 minutos.
B) 7,5 minutos.
C) 10 minutos.
D) 15 minutos.
E) 30 minutos.
Resolução:
Em 15 min = (1/4) h, com velocidade de 60 km/h o motorista percorre a distância:
Δs = v.Δt => Δs = 60 (km/h).1/4(h) = 15 km
Se mantivesse a velocidade de 90 km/h, teria percorrido os 15 km num intervalo de tempo:
Δt = Δs/v => Δt = 15 km/90 km = (1/6) h = 10 min
Nestas condições, o tempo de viagem aumentou de:
15 min - 10 min = 5 min.
Alternativa: A
5. (UFV-MG)
Em 15 min = (1/4) h, com velocidade de 60 km/h o motorista percorre a distância:
Δs = v.Δt => Δs = 60 (km/h).1/4(h) = 15 km
Se mantivesse a velocidade de 90 km/h, teria percorrido os 15 km num intervalo de tempo:
Δt = Δs/v => Δt = 15 km/90 km = (1/6) h = 10 min
Nestas condições, o tempo de viagem aumentou de:
15 min - 10 min = 5 min.
Alternativa: A
5. (UFV-MG)
Um veículo, movendo-se em linha reta, desacelera uniformemente, a partir
de 72 km/h, parando em 4,0 s. A distância percorrida pelo veículo e o módulo de sua velocidade média durante a desaceleração são, respectivamente:
de 72 km/h, parando em 4,0 s. A distância percorrida pelo veículo e o módulo de sua velocidade média durante a desaceleração são, respectivamente:
A) 40 m e 10 m/s.
B) 80 m e 20 m/s.
C) 20 m e 5 m/s.
D) 20 m e 20 m/s.
Resolução:
72 km/h = 72/3,6 m/s = 20 m/s
α = Δv/Δt => α = -20/4,0 => α = -5,0 m/s2
Aplicando Torricelli:
v2 = (v0)2 + 2.α.ΔS
0 = 202 -2.5,0.Δs => 10.Δs = 400 => Δs = 40 m
vm = Δs/Δt = 40/4,0 => vm = 10 m/s
Alternativa: A
6. (UFCG-PB)
72 km/h = 72/3,6 m/s = 20 m/s
α = Δv/Δt => α = -20/4,0 => α = -5,0 m/s2
Aplicando Torricelli:
v2 = (v0)2 + 2.α.ΔS
0 = 202 -2.5,0.Δs => 10.Δs = 400 => Δs = 40 m
vm = Δs/Δt = 40/4,0 => vm = 10 m/s
Alternativa: A
6. (UFCG-PB)
É dever de todo/a cidadão/ã respeitar as regras de trânsito, a vida própria e a dos outros, o que não faz um motorista alcoolizado à direção. Como exemplo, considere um motorista viajando a 72 km/h que observando o sinal vermelho, aplica instantaneamente os freios, e para em 10 segundos, justamente na borda da faixa de pedestres. Suponha que, num outro dia, cometendo a imprudência de consumir bebida alcoólica e dirigir e viajando à mesma velocidade e exatamente na mesma estrada e no mesmo ponto, ele observa a mudança de cor do sinal para o vermelho. Acontece que agora ele demora 0,20 segundo até aplicar os freios. Considerando que o carro freie com a mesma aceleração anterior, pode-se afirmar que avança sobre a faixa de pedestre
A) 1,0 m.
B) 4,0 m.
C) 2,0 m.
D) 5,0 m.
E) 6,0 m.
Resolução:
A distância percorrida pelo carro no intervalo de tempo igual a 0,20 s corresponde ao espaço invadido da faixa. Assim:
v = 72 km/h => 72/3,6 m/s => v = 20 m/s
v = Δs/Δt => 20 = Δs/0,20 => Δs = 4,0 m
Alternativa: B
7. (CEFET-SP)
A distância percorrida pelo carro no intervalo de tempo igual a 0,20 s corresponde ao espaço invadido da faixa. Assim:
v = 72 km/h => 72/3,6 m/s => v = 20 m/s
v = Δs/Δt => 20 = Δs/0,20 => Δs = 4,0 m
Alternativa: B
7. (CEFET-SP)
O crescente aumento do número de veículos automotores e o consequente aumento de engarrafamentos têm levado a Prefeitura do Município de São Paulo a um monitoramento intensivo das condições de circulação nas vias da cidade. Em uma sondagem, um funcionário da companhia de trânsito deslocou seu veículo, constatando que
– permaneceu parado, durante 30 minutos;
– movimentou-se com velocidade de 20 km/h, durante 12 minutos;
– movimentou-se com velocidade de 45 km/h, durante 6 minutos.
Da análise de seus movimentos, pôde-se constatar que, para o deslocamento realizado, a velocidade média desenvolvida foi, em km/h,
A) 10,5.
B) 12,0.
C) 13,5.
D) 15,0.
E) 17,5.
Resolução:
vm = Δs/Δt
1) permaneceu parado durante 30 minutos =>
Δs1 = 0; Δt1 = 30 minutos => Δt1 = 1/2 h
2) movimentou-se com v = 20 km/h durante 12 minutos =>
20 = Δs2/1/5 (12 minutos = 1/5 h) =>
Δs2 = 4 km; Δt2 = 1/5 h
3) movimentou-se com v = 45 km/h durante 6 minutos =>
45 = Δs3/1/10 (6 minutos = 1/10 h) =>
Δs3 = 4,5 km; Δt3 = 1/10 h
vm = (Δs1 + Δs2 + Δs3)/(Δt1 + Δt2 + Δt3) =>
vm = (0 + 4 + 4,5)/(1/2 + 1/5 + 1/10)
vm = 8,5/0,8 => 10,625 km/h ≈ 11 km/h
Alternativa: A
8. (AFA-SP)
vm = Δs/Δt
1) permaneceu parado durante 30 minutos =>
Δs1 = 0; Δt1 = 30 minutos => Δt1 = 1/2 h
2) movimentou-se com v = 20 km/h durante 12 minutos =>
20 = Δs2/1/5 (12 minutos = 1/5 h) =>
Δs2 = 4 km; Δt2 = 1/5 h
3) movimentou-se com v = 45 km/h durante 6 minutos =>
45 = Δs3/1/10 (6 minutos = 1/10 h) =>
Δs3 = 4,5 km; Δt3 = 1/10 h
vm = (Δs1 + Δs2 + Δs3)/(Δt1 + Δt2 + Δt3) =>
vm = (0 + 4 + 4,5)/(1/2 + 1/5 + 1/10)
vm = 8,5/0,8 => 10,625 km/h ≈ 11 km/h
Alternativa: A
8. (AFA-SP)
O gráfico da posição (S) em função do tempo (t) a seguir representa o movimento retilíneo de um móvel.
A partir do gráfico é correto afirmar que,
A) no primeiro segundo, o seu movimento é progressivo.
B) entre 1 s e 3 s, a aceleração é negativa.
C) no instante 2 s, a velocidade do móvel é nula.
D) nos instantes 1 s e 3 s, os vetores velocidades são iguais.
Resolução:
Analisando as alternativas:
A) no primeiro segundo os espaços decrescem com o tempo, o móvel caminha no sentido oposto ao da orientação da trajetória. O movimento é retrógrado.(alternativa falsa)
B) entre 1 s e 3 s a aceleração é positiva, a concavidade da curva está voltada para cima. (alternativa falsa)
C) A partir do instante t = 2 s o móvel inverte o sentido do movimento,
portanto em t = 2 s, v = 0. (alternativa correta)
D) Nos instantes 1 s e 3 s os vetores velocidade têm sentidos opostos e, portanto, não são iguais. (alternativa falsa)
Alternativa: C
9. (UFAM)
Analisando as alternativas:
A) no primeiro segundo os espaços decrescem com o tempo, o móvel caminha no sentido oposto ao da orientação da trajetória. O movimento é retrógrado.(alternativa falsa)
B) entre 1 s e 3 s a aceleração é positiva, a concavidade da curva está voltada para cima. (alternativa falsa)
C) A partir do instante t = 2 s o móvel inverte o sentido do movimento,
portanto em t = 2 s, v = 0. (alternativa correta)
D) Nos instantes 1 s e 3 s os vetores velocidade têm sentidos opostos e, portanto, não são iguais. (alternativa falsa)
Alternativa: C
9. (UFAM)
Dois automóveis A e B partem simultaneamente de um mesmo ponto e suas velocidades em função do tempo são mostradas no mesmo gráfico a seguir.
A distância que separa os móveis após 8 s é:
A) 12 m
B) 6 m
C) 10 m
D) 5 m
E) 8 m
Resolução:
Distância percorrida pelo móvel A (área em vermelho) => 40 m
Distância percorrida pelo móvel B (área em azul) => 48 m
Após 8 s a distância que separa os móveis é igual a 8 metros.
Alternativa: E
10. (UFAM)
Distância percorrida pelo móvel A (área em vermelho) => 40 m
Distância percorrida pelo móvel B (área em azul) => 48 m
Após 8 s a distância que separa os móveis é igual a 8 metros.
Alternativa: E
10. (UFAM)
A figura representa o gráfico da velocidade em função do tempo do movimento de um corpo lançado verticalmente para cima com velocidade inicial V0 = 12 m/s, na superfície de um planeta.
A altura máxima atingida pelo corpo vale:
A) 72 m
B) 36 m
C) 144 m
D) 64 m
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