sábado, 12 de maio de 2012


A figura representa um bule transparente de café ao ser tombado para que a bebida seja servida. O bule pode ser considerado como um sistema de vasos comunicantes em que o bico do recipiente comunica-se com o corpo principal.
A respeito da situação, são feitas as afirmativas:
I. Ao tombarmos o bule para servir o café, a superfície livre da bebida fica à mesma altura h em relação à linha de referência do sistema, tanto no bico como no corpo principal do bule, pois a pressão sobre a superfície livre do café é a mesma em ambos os ramos deste sistema de vasos comunicantes.
II. Se o café fosse substituído por óleo, a superfície livre do líquido não ficaria a uma mesma altura h em relação à linha de referência do sistema nos dois ramos do bule (bico e corpo principal), pois o óleo é mais denso do que o café.
III. Embora a superfície livre do café fique a uma mesma altura h nos dois ramos do bule, a pressão é maior na superfície do líquido contido no bico, pois este é mais estreito que o corpo principal do bule.
Dessas afirmativas, está correto apenas o que se lê em
a) I e II                      
b) I e III                       
c) I                            
d) II                              
e) III


RESPOSTA:  Qualquer que seja a natureza ou densidade do líquido, a superfície livre do mesmo fica a uma mesma altura h, nos dois compartimentos do bule (corpo principal e bico), em relação à linha de referência do sistema  ---  isso ocorre porque a pressão exercida na superfície dos dois ramos do sistema de vasos comunicantes é a pressão atmosférica  ---  R- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário