sábado, 12 de maio de 2012

ANGULO LIMITE - FIBRA ÓPTICA


As fibras óticas são muito utilizadas para guiar feixes de luz por um determinado trajeto. A estrutura básica dessas fibras é constituída por cilindros concêntricos com índices de refração diferentes, para que ocorra o fenômeno da reflexão interna total. O
centro da fibra é denominado de núcleo, e a região externa é denominada de casca.
Para que ocorra o fenômeno da reflexão interna total numa fibra ótica, o ângulo crítico de incidência da luz em relação à direção normal é _________, e o índice de refração do núcleo deve ser _________ índice de refração da casca.
A alternativa correta que preenche a afirmativa é
a) menor do que 90° - igual ao                      
b) menor do que 90° - menor do que o                    
c) igual a 90° - menor do que o
d) menor do que 90° - maior do que o          
e) igual a 90° - maior do que o




RESPOSTA:  Para que o raio de luz sofra reflexão total ele deve incidir do meio mais refringente (maior índice de refração) para o meio menos refringente (menor índice de refração) e deve incidir com ângulo menor que 90o, pois se fosse maior que 90o, ele passaria a incidir pelo outro meio  ---  R- D





Fibras ópticas  ---  usadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas (como a luz). Feitas de plástico ou de vidro e tem diâmetros variáveis (mais finos que um fio de cabelo até vários milímetros). Em relação aos cabos metálicos de cobre tem a vantagem de serem imunes às interferências eletromagnéticas além de não serem afetados com problemas decorrentes da eletricidade.
A luz se propaga no interior do núcleo num caminho totalmente espelhado devido ao fenômeno da reflexão total que ocorrerá no interior do núcleo desde que o índice de refração do núcleo (nn) seja maior que o índice de refração da casca (nc) e que o ângulo de incidência em relação à normal ao incidir na casca seja maior que o ângulo limite L.
Utilizados em comunicações (rede telefônica, televisão por cabo, distribuição de energia elétrica), em medicina (sistemas de monitoração interna do corpo humano e instrumentação cirúrgica), etc.  ---  não importa a distância, levam a informação quase instantaneamente, ou seja, à velocidade próxima à da luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário